Os alunos da turma A do oitavo ano, da Escola Básica Professor Óscar Lopes, obtiveram o 1.º lugar, na prova de velocidade, na fase municipal do concurso “À Velocidade do Sol”, promovido pela Agência para a Energia (ADENE), que decorreu no Parque Ecológico Monte S. Brás, no dia 26 de maio.
Após apreciação pelo júri, que avaliou a conceção dos sete carros apresentados pelas sete escolas ali representadas, e a sua conformidade com o regulamento, realizaram-se as provas de velocidade. O OSCAR 2.0 venceu todas as eliminatórias e alcançou a vitória na corrida. Como tal, o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes irá representar o concelho de Matosinhos na Corrida Intermunicipal.
O carro, movido a energia solar, foi projetado e construído pelos alunos da referida turma. Recorrendo à metodologia de projeto, estes começaram por recolher informação sobre as características da radiação eletromagnética emitida pelo Sol e o potencial tecnológico dos painéis fotovoltaicos.
Com a colaboração dos professores, os alunos cruzaram os conhecimentos de diferentes disciplinas (Educação Tecnológica, Físico-Química e TIC) e projetaram, em pequenos grupos, diversos protótipos.
Tendo em consideração a aposta do Agrupamento no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital, surgiu a ideia de realizar a impressão do carrinho em 3D, tirando partido da impressora existente na Escola. Os alunos começaram a esboçar as suas ideias, trabalhando-as, de seguida, no programa de edição 3D Thinkercad.
Sempre que as condições atmosféricas o permitiram, foram realizados testes de velocidade para otimização do desempenho do carro solar.
Os alunos revelaram grande empenho e entusiamo na atividade, tendo manifestado a sua satisfação por representarem o Agrupamento com um projeto da sua autoria.
Commentaires