No passado dia 23 de novembro, os alunos do 4º ano, em articulação com a Biblioteca Escolar, realizaram uma visita a dois sítios emblemáticos do nosso concelho: Porto de Leixões e Museu da Memória. Estes dois locais visitados inserem-se numa das acções do projeto “Eu e a minha cidade”, dedicado ao Património de Matosinhos.
Os alunos ficaram a saber que o Porto de Leixões é o maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado e melhorado até aos nossos dias. De entre outras informações, a guia que acompanhou a visita, dentro do autocarro, referiu que este Porto é a maior infraestrutura portuária da Região Norte de Portugal.
Em seguida, este grupo dirigiu-se para o Museu da Memória de Matosinhos, instalado no Palacete Visconde de Trevões. Este espaço museológico apresenta-se como um ponto de encontro entre o passado e o presente de Matosinhos, desde os primórdios até à atualidade, com uma conceção museográfica interativa, com recurso às novas tecnologias. A exposição visitada assenta nas memórias e valências do próprio edifício e do seu primeiro proprietário, Emídio Ló Ferreira. Foi, assim, possível efetuar uma visita por 15 locais de Matosinhos através de óculos especiais para visualizar, a 360º, locais como a lota, uma fábrica de conservas, um rebocador no Porto de Leixões ou até navegar nas águas em cima de uma prancha de surf. Noutro piso, dedicado ao território e à pesca, o grupo encontrou um videomapping com a evolução de Matosinhos desde a pré-história até aos nossos dias.
Estes dois locais visitados por estes alunos despertaram muita curiosidade e acrescentaram vários conhecimentos à sua cultura geral. As fotografias ilustram os momentos.
Opmerkingen