Os alunos das turmas do 4.º ano, finalistas na Escola Básica Estádio do Mar, realizaram, no dia 22 de maio, no âmbito do Projeto Transições, uma visita à Escola Básica Professor Óscar Lopes, que tem em funcionamento os 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.
O Projeto Transições, em desenvolvimento, há alguns anos, pela Equipa Técnica do Agrupamento, em articulação com os Professores, pretende fazer com que a transição de ciclo seja um acontecimento natural, livre de situações de tensão ou de stress por parte dos alunos e das famílias e, para tal, planeia, concetualiza, experimenta, avalia e cria momentos de transição que facilitem a integração dos alunos.
Neste sentido, este ano letivo, durante o mês de maio, realizaram-se diferentes sessões em turma, dinamizadas pela Equipa Técnica do Agrupamento, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, nas quais se procurou reconhecer e validar as competências individuais dos alunos e do grupo, promover a aprendizagem de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) bem como Identificar e refletir sobre os receios e as expectativas face à transição para o 2.º ciclo, de modo a que os alunos adquirissem ferramentas para lidarem com a tensão e com a ansiedade. Foi uma mais-valia, pois clarificou receios e expectativas associadas à transição de ciclo.
No dia 22 de maio, em visita programada à Escola Básica Professor Óscar Lopes, os alunos foram acolhidos calorosamente pelos Professores, Assistentes Operacionais, Equipa Técnica e pelo Diretor do Agrupamento, Professor Paulo Costa. A programação da manhã incluiu um emocionante Peddy Paper que permitiu aos alunos explorarem diferentes espaços e atividades da escola: o laboratório de Robótica onde tiveram a oportunidade de observar projetos inovadores e de experimentar alguns dos robôs desenvolvidos pelos colegas mais velhos; a biblioteca escolar, onde, em articulação com o projeto OMADODO (Olhar o Mundo Através dos Olhos do OUTRO), partilharam experiências enriquecedoras, conheceram pessoas, as suas histórias e livros para sonhar; a sala de Música, onde brincaram com o ritmo e entoaram uma bela canção; a sala de Ciências, onde ficaram fascinados com as experiências científicas que puderam realizar; e o pavilhão, espaço em que participaram e se extasiaram com as atividades desportivas.
Um dos pontos altos da manhã foi a aventura espacial no planetário, que lhes proporcionou uma viagem educativa pelo universo.
Para finalizar, o grupo dirigiu-se à cantina da escola, onde desfrutou de um delicioso almoço, servido com simpatia e cuidado.
A visita foi um sucesso e deixou todos os alunos do 4.º ano entusiasmados e ansiosos pela transição para o novo ciclo.
A receção calorosa e as atividades envolventes contribuirão, certamente, para uma integração natural dos alunos na Escola Básica Professor Óscar Lopes.
Comments