A Escola Básica Professor Óscar Lopes realizou, no passado dia 2 de dezembro, em parceria com a Proteção Civil Municipal e com os Bombeiros Leixões, um simulacro de evacuação, num cenário de incêndio no edifício, com assistência a uma vítima em paragem cardiorrespiratória, visando testar e aprimorar uma resposta coordenada, no âmbito dos procedimentos de emergência, socorro e segurança.
O simulacro teve início com um incêndio provocado por um curto-circuito, num bastidor de internet no 1.º piso do edifício, que causou uma vítima em paragem cardiorrespiratória, pela inalação de fumos. Após a intervenção interna de socorro, foi acionada a chamada aos Bombeiros Leixões, para estabilizar a vítima e apagar o incêndio.
De imediato, foi levado a cabo o plano de evacuação, para o ponto de encontro, de forma calma e organizada, por parte de todos os elementos presentes no edifício escolar.
Após a reposta dos bombeiros, as condições de segurança no edifício foram garantidas, os alunos retomaram as aulas e todo o funcionamento escolar foi restituído.
Comments