No presente ano, Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar foi o mote do MIBE 2023.
Neste âmbito, a equipa das BE do AEPOL, em articulação com docentes de português e professores titulares, dinamizou diferentes atividades com o intuito de celebrar as bibliotecas, a saber:
Formação de utilizadores/5º ano: a sessão iniciou-se com a explicação sobre o funcionamento da biblioteca, dos diferentes espaços e das normas de requisição e devolução de livros. Depois, todos foram informados de que, em breve, vão poder requisitar os livros para leitura domiciliária através do Empréstimo, tornando-se Leitores (tudo isto no catálogo concelhio on-line das BE de Matosinhos).
Leituras dialogadas: a partir da leitura de um livro e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogaram e refletiram, criaram e imaginaram. As obras trabalhadas foram: A Casa que Voou, de Catarina Sobral e Davide Cali – 3.º ano, O Ratinho Marinheiro, de Luísa Ducla Soares – 5.º ano, e O Rapaz Que Sabia Acordar a Primavera, de Luísa Dacosta – 6.º ano.
Workshop “Pequenos cidadãos, grandes ideias”: com o apoio da associação Mudar o Mundo, os alunos do 4º ano reuniram-se, em grupos, e começaram por refletir sobre os seus gostos pessoais e rotinas, partindo depois para a exploração do mundo, nomeadamente, sobre problemas sociais e ambientais. Por fim, foram desafiados a pensar em ideias criativas que possam melhorar a vida das pessoas.
Todos os alunos participaram entusiasticamente nas diferentes iniciativas.
Comments