Os alunos das turmas do 4.º ano, da Escola Básica Estádio do Mar, participaram, no dia 11 de junho, na III Gala das Minicurtas, que decorreu no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos, com o objetivo de promover a literacia fílmica e a cultura cinematográfica entre os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e que envolveu ativamente alunos e professores das escolas e agrupamentos de Matosinhos.
Os alunos participaram de todas as etapas do projeto, desde a conceção das minicurtas até as várias fases de seleção para a participação na Gala. Tiveram a oportunidade de apresentar o seu projeto desenvolvido em oficinas de teatro e cinema, com um destaque especial para a oficina de curtas-metragens dedicada à temática da Inteligência Artificial.
Embora os prémios não tenham sido atribuídos aos alunos da Escola Básica Estádio do Mar, o verdadeiro triunfo foi a poderosa mensagem transmitida. Dinis Ribeiro, um aluno do 4.º A, dedicou o filme ao amor, mostrando a sabedoria e a sensibilidade dos jovens cineastas e resumiu o espírito da participação desta forma: “Os robôs podem ajudar a humanidade a crescer, mas nunca mandar na humanidade.”
As palavras desses alunos, repletas de visão e de esperança, demonstram que, apesar da pouca idade, eles são fonte de inspiração e têm muito a ensinar.
A Semana do Cinema em Matosinhos foi, sem dúvida, um marco para esses jovens talentos e uma celebração da criatividade e da aprendizagem.
Comments