top of page

Flormigas

A Escola Básica Estádio do Mar aderiu, em outubro, ao Projeto Flormiga, integrado no Programa Educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos, fruto de uma parceria com o INESC-TEC e desenvolvido por Tiago Lêdo,  no âmbito  do Plano Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes.


A Flormiga é uma “planta-sónica” que promove a relação sensível entre as crianças e entre estas e o seu contexto, recorrendo à música e ao design de som. Com sensores de temperatura, exposição solar, humidade de solo, tem também associada uma estrutura sonora que se manifesta de acordo com os estímulos que recebe da parte de quem a cuida.


Os alunos das turmas A dos 1.º e 4.º anos adotaram as Flormigas, nas sessões iniciais com o artista da Orquestra de Jazz de Matosinhos. As plantas ficaram ao cuidado dos alunos, sob a dinamização das professoras Zita Vara e Irene Marques, que acompanharão o seu desenvolvimento desde a colocação do bolbo na terra até ao seu florescimento, num processo que decorrerá entre três a quatro meses. Findo este período, e quando a flor morrer, o bolbo será recolhido e reutilizado numa próxima experiência do projeto.


A equipa de coordenação do Plano Cultural de Escola, em articulação com os artistas da Orquestra de Jazz de Matosinhos, monitorizarão o processo, que se reveste como inovador e promotor de uma maior regulação emocional e social por parte dos alunos, bem como da sua sensibilidade para com a natureza.

 

O que disseram os alunos:

1.º A:

Eu gosto da Flormiga. Ela é nossa amiga.

Eu também gosto da Flormiga, mas o E. mandou desligar.

A Flormiga faz muito barulho.

 

4.º A

A Flormiga fala connosco, cresce, bebe e faz quatro tipos de sons diferentes.

...Fica nervosa quando fazemos muito barulho.

Nós fizemos uma votação para escolher um nome para a Flormiga.

... chama-se Florbela.




Comments


bottom of page